Ter um Freguês custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo cliente. Lembra do Freguês? Você tem Freguês?

Alô Alô Freguesia!

Lembra do Freguês? Aquele indivíduo que tem por hábito fazer compras (em) ou usar os serviços do(s) mesmo(s) estabelecimento(s) – conforme o dicionário.

Você tem freguês? Quantos tem? Quanto compram? Onde moram? O que comem?  

Há 20 anos, li o livro do guru do Marketing –  Philip Kotler – Marketing para o Século XXI – ed. Futura – E uma coisa me chamou muito a atenção:
“Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.”

Pensa bem! É muito fácil analisar isso.
Imagina que você faz doces e salgados para festas. Para quem é mais fácil vender? Para a pessoa que já fez uma festa com você ou para aquela que acabou de curtir seu Instagram?
Para este novo seguidor, você terá que fazer apresentações dos produtos, degustação, ele ainda vai pegar referências suas, analisar a concorrência. 
A pessoa que fez a festa já pulou essas etapas, sabe que você é pontual, que o produto é bom, que o preço é justo. Capaz de, na próxima vez, mandar apenas um “repete o pedido”. Melhor ainda! Um cliente satisfeito, é um vendedor para o seu negócio. 

Você conhece o funil de vendas? No topo encontram-se os clientes que visualizaram o seu negócio, seguido pelos que já te visitaram, os que demonstraram interesse, os que compraram e por último o Freguês, que já compra regularmente, fala bem do seu negócio, divulga.
A pessoa que fez a festa com você já passou por todas essas etapas. Já pode virar Freguês!

 

Como formar a Freguesia?

Saiba quem é o seu cliente, tenha um cadastro com suas informações de contato, compras, datas de pedidos. Faça pesquisas de satisfação, obtenha feedbacks sobre seu negócio, produtos/serviços, loja física ou virtual, etc. Envie informações sobre novidades, promoções, eventos etc. (com a permissão do cliente). Dê descontos, brindes, premie por divulgar o seu negócio. Cuide bem do seu cliente para ele voltar. 

Em um outro post eu falo sobre o WhatsApp ser um excelente aliado para os negócios. Vale a pena para complementar.

Em uma oficina mecânica, onde existem manutenções periódicas. Com o cadastro do cliente pode-se entrar em contato e avisar sobre a próxima manutenção, oferecer um desconto e outros serviços. O cliente irá lembrar da experiência positiva com o seu negócio, voltará e indicará para outras pessoas.

Parabéns você ganhou um freguês! Gastou bem menos e ainda pode ganhar mais.

Ainda assim, é importante investir em novos clientes, pois as pessoas mudam de endereço, trocam de carro, de penteado, as crianças crescem e no caminho vamos perdendo fregueses por motivos que não controlamos.
E claro! Também porque quanto mais novos clientes se tornarem freguês, melhor!!!!

Melissa Senne Pelhon – Idealizadora

Ao comprar dos nossos Anunciantes, você ajuda a fortalecer o Negócio Local e as Iniciativas Sociais

Gabriela Goulart

Nutricionista Gabriela Goulart

Atendimento personalizado com escuta ativa e compreensiva. Plano, educação, e acompanhamento nutricional sensível às diferentes necessidades

Centro – Florianópolis – SC

SAIBA MAIS
Maria Ines Curcio Moura

Maria Inês Curcio

Atendimentos e cursos que priorizam o bem-estar, autoamor e a plenitude

Av. Rio Branco, 533, sala 301 – Centro – Florianópolis – SC

Bazar

SAIBA MAIS
cafeteria adaptada para crianças
CaracoiseCaramujos

Caracóis&Caramujos

Café de Brincar e Coworking Familiar. Um espaço criado para recebermos as famílias com convite ao livre brincar…

Lagoa da Conceição
Florianópolis – SC

SAIBA MAIS

Compartilhe